Redução do lixo em casa

Redução do lixo em casa
  • By Elaine Santos
  • 0

  • Cada pessoa produz, em média, 1 kg de lixo por dia. 60% desse material é possível reciclar, 20% a 30% são orgânicos e apenas 10% é descartado para Aterros Sanitários – sem possibilidade de reciclagem.
    Segundo o Ambientalista Caio Queiroz, “É preciso reciclar, para aumentar a vida útil dos aterros sanitários, reduzir o alto custo de impostos pagos para as concessionárias, além de evitar que matérias-primas cheguem para um aterro. Reciclar gera um mercado novo, gera emprego”.

     

    1. Abuse do consumo consciente
    Compre apenas o que você vai consumir, seja no mercado, na feira, farmácia ou em qualquer tipo de estabelecimento. Isso porque devemos evitar desperdícios de alimentos, embalagens e até objetos. “Muita gente compra alimentos em grande quantidade, não consomem todos os ingredientes e eles acabam estragando, além disso, muito desses alimentos estão em embalagens de plástico que devem ser reutilizadas ou higienizadas para a reciclagem”, alerta Caio.
    2. Os três “R” da sustentabilidade
    O próximo passo é saber reduzir, reutilizar e reciclar o que você trouxe para casa. O pote de requeijão, por exemplo, pode ser utilizado como uma louça ou um porta alfinete/parafuso. Caio também orienta sobre a questão da importância da reciclagem. “Com essa atitude, estamos pegando a matéria-prima e reintroduzindo no mercado. As pessoas estão acostumadas com a economia linear, em que compramos o material, consumimos, jogamos a embalagem no lixo, e o objeto vai direto para os lixões, sendo que ainda pode ser reutilizado. Já a reciclagem, proporciona uma economia circular, que é justamente reutilizar os objetos que não precisam ser jogados fora, sem prejudicar o meio ambiente”, revela o especialista.
    Essa atitude também ajuda a não faltar matéria-prima no mercado, evita a poluição, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera uma renda para as pessoas que trabalham em cooperativa, sem deixar de lado a questão social.
    3. Faça a coleta seletiva     
    Caio indica começar com três lixeiras: uma para materiais recicláveis como plástico, embalagens entre outros; outra para os chamados inservíveis, resíduos que não são recicláveis e nem orgânicos, como o lixo de banheiro; e uma terceira para compostagem, em que é possível descartar os restos de comida. “Atualmente no mercado já existem composteiras elétricas, com o processo rápido, que fazem todo o tratamento em 24 horas, mas também existe a opção de composteiras caseiras, como o minhocário, que apresenta um processo um pouco mais demorado, mas também leva ao mesmo resultado”, orienta o empresário. A compostagem é um processo natural que transforma resíduos orgânicos em adubo.

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *