Para onde vai seu lixo em SP?

Para onde vai seu lixo em SP?
  • By Elaine Santos
  • 0

  • Um mapa da origem e destino do lixo em São Paulo

    Por Bernardo Loureiro

    Para onde vai seu lixo em São Paulo?

     

    Um funcionário no aterro em Caieiras. Em um aterro sanitário, ao final de cada dia, todo o lixo é totalmente coberto com terra.

    Os dados da CETESB também mostram uma melhoria na qualidade dos locais de destino do lixo no estado. De 2011 a 2017, a porcentagem de resíduos dispostos adequadamente no estado aumentou de 84,7% para 98,0%.No entanto, a porcentagem de lixo disposto fora das cidades de geração aumentou de 47,8% para 54,2%, e a distância média percorrida até esses aterros em outras cidades aumentou de 41,2 km para 44,8 km.Veja nossa análise abaixo e depois explore nosso mapa interativo.


    Os paulistas produzem aproximadamente 320 kg de resíduos por pessoa por ano, segundo dados da CETESB de 2017 (ano mais recente de divulgação dos dados). Isso dá um total de quase 15 milhões de toneladas de lixo geradas por ano no estado, sem considerar o lixo que é gerado em grandes estabelecimentos comerciais.O que poucos sabem é que, em 282 dos 645 municípios paulistas, esse lixo é enviado para aterros em outras cidades, e às vezes até em outros estados. No total, mais da metade do lixo do estado de São Paulo não fica nas cidades onde é gerado.

    Continua…

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *