Ela funciona como uma espécie de lente que ilumina a casa sem utilizar energia elétrica, apenas refletindo a luz do sol.
O mais legal é que a lâmpada não custa nada, já que é feita de materiais reaproveitados, e pode gerar uma economia de até 30% na conta de luz. Inventada em 2001 pelo mecânico de carros Alfredo Moser, de Uberaba (MG), a ideia chamou a atenção da ONG My Shelter Foundation, em 2011.
Em parceria com estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), ele passou a instalar as lâmpadas em regiões carentes das Filipinas e de outros 15 países com a ajuda de voluntários. Estima-se que, até 2015, a lâmpada de Moser já tenha beneficiado cerca de 1 milhão de pessoas. Mas ela só pode ser instalada em casas sem forro abaixo do telhado – algo comum em lugares humildes em que sequer há energia elétrica.
Como fazer?
9 Passos Simples para fazer iluminação com Garrafa PET
1º Passo – Para iniciar a criação desta lâmpada, é necessário que o cidadão tenha em mãos alguns itens, que são eles: 2 Litros de água, uma garra Pet de 2 litros ou mais, fita isolante, cola resistente e também 30 ml de cloro.
2º Passo – Tendo todos os itens já prontos, vamos começar a confeccionar esta lâmpada, primeiro faça um furo no telhado da casa do diâmetro exato da garrafa, para que a mesma possa ser colada neste local.
3º Passo – Após o furo ser feito, pegue a garrafa Pet, tire seu rótulo(se houver) e lave bem a mesma, pois quanto maior sua transparência melhor ainda será a iluminação gerada.
4º Passo – Este passo é um dos mais importantes, pois agora que a garrafa deverá ser colocada em seu devido lugar no telhado, onde ela deverá ficar cerca de 3/5 para dentro da casa. Utilize a cola para fixar a garrafa Pet.
5º Passo – Depois da garrafa já estar em seu devido lugar fixada, passe ainda mais cola em volta da mesma, para que a vedação ocorra, pois se isso não for feito poderá acontecer de goteiras serem geradas.
6º Passo – Quando tudo já estiver no lugar certo, limpe novamente a garrafa Pet por fora, para garantir que a iluminação seja muito boa.
7º Passo – Agora é hora de colocar água na garrafa, cerca de 2 litros.
8º Passo – Sendo colocada a água, chega a hora do cloro sem adicionado e será necessário 2 tampas da garrafa Pet de cloro.
9º Passo – E por último mas não menos importante, feche a garrafa com sua tampa e passe a fita isolante na mesma para que a água não venha vazar, com isso a concentração de luz será ainda maior.
Pronto sua iluminação com garrafa Pet já está feita!
Pontos Importantes Sobre a Iluminação com Garrafa Pet
Existem alguns pontos importantes a respeito deste tipo de lâmpada, e a seguir os mesmos poderão ser visualizados:
– Este tipo de iluminação só pode ser utilizado em telhados que não possuem forro abaixo dos mesmos.
– O local onde a lâmpada for fixada, deve receber a iluminação do sol, pois caso contrário a lâmpada de garrafa Pet não terá efeito.
– A economia gerada ao se utilizar a garrafa Pet como iluminação é algo enorme, pois não se utiliza nenhum tipo de energia para o funcionamento da mesma.
– Por último outro ponto muito importante, é o fato desta lâmpada não produzir nenhum efeito poluente para o meio ambiente.
Por: blog.borealled.com.br / Super Interessante