O Princípio dos 3 Rs

O Princípio dos 3 Rs
  • By Elaine Santos
  • 0

  •  

    O Princípio dos 3Rs – “três erres”

    Em resumo, nossa atitude em relação ao consumo pode ser orientada pelo Princípio dos 3Rs:

    1) Reduzir: diminuir a geração de resíduos

    Exemplos: substituir descartáveis por itens permanentes – copo permanente em vez de copos descartáveis, sacola permanente em vez de sacolas descartáveis; evitar o desperdício de alimentos; planejar todas as compras de acordo com critério de necessidade; planejar bem as impressões em papel.

    2) Reutilizar: usar novamente, sem a necessidade de processamento

    Exemplos: usar embalagens novamente (pote de sorvete para guardar alimentos ou objetos, embalagem de presente para embrulhar outros presentes, caixas de papelão para transportar ou guardar objetos); usar o verso das folhas de papel; doar roupas e calçados em bom estado de conservação; comprar itens de segunda mão (livros, brinquedos, roupas, entre outros); participar de feiras de trocas de brinquedos, livros ou outros objetos.

    3) Reciclar: transformar resíduos em produtos novos, a partir de processamento físico-químico

    Para que seus resíduos sejam reciclados, você pode encaminhá-los para a coleta seletiva!

     

     

    O Princípio dos 3Rs está de acordo com a ordem de prioridade para gestão dos resíduos sólidos estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei Federal nº 12.305/2010: em primeiro lugar, pode-se evitar a geração do resíduo, a partir de mudanças de hábitos. Caso o resíduo já tenha sido produzido, pode-se tentar reutilizá-lo, prolongando sua vida útil. Posteriormente, esgotadas as possibilidades de reuso, os recicláveis podem ser encaminhados para a coleta seletiva, para que sejam reciclados.

    Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo do Campo/SP.

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *