Jardim sustentável: saiba como fazer, dicas para o jardim e mais!

Jardim sustentável: saiba como fazer, dicas para o jardim e mais!
  • By Elaine Santos
  • 0

  • Você sabe o que é um jardim sustentável? Veja neste artigo informações e dicas de como ter um belo jardim e ao mesmo tempo contribuir para o meio ambiente.

    Por: Portal Vida Livre oferece conteúdos relacionados às atividades outdoor e estilo de vida

    ■ O que é um jardim sustentável?

    As plantas e flores são ótimas para decorar jardins, canteiros e vasos em qualquer ambiente. Muito usada em projetos de paisagismo em espaços de escritórios e casas, a jardinagem também é uma forma de contribuir positivamente para a natureza.

    Assim surgiu o jardim sustentável, cujo principal objetivo é de reduzir o impacto humano ao meio ambiente, por meio da plantação de espécies nativas, uso de materiais reciclados e economia de recursos naturais. Como consequência, ele gera um maior equilíbrio entre o meio natural e o urbano.

    Por isso, diferente dos jardins tradicionais, além de ser usado para valorizar esteticamente um local, o jardim sustentável visa decorar uma área e ao mesmo tempo obter um aproveitamento de materiais e recursos. Dessa forma, você pode reaproveitar produtos como: garrafa PET, água de chuva, alimentos orgânicos e outros materiais biodegradáveis.

    Para saber mais sobre como planejar, fazer e cuidar de seu belo jardim sustentável, acompanhe o artigo a seguir.

     

    ■ Como fazer um jardim sustentável

    Desde a compra de materiais, espécies de plantas e até a forma de cuidar da sua vegetação, irá influenciar no grau de sustentabilidade de seu jardim. Para otimizar ao máximo suas ferramentas e gerar um impacto positivo à natureza, veja a seguir quais plantas utilizar, tamanho do gramado e tipos de compostagem para sua vegetação.

    Use plantas nativas

    Na escolha da vegetação, a melhor opção para montar um jardim sustentável é usar plantas nativas e que se adaptem facilmente ao clima do local onde você irá cultivá-las. Além de embelezar o ambiente, elas irão propiciar outros benefícios, como: regulação da temperatura, proporcionar um ar mais arejado e abafamento acústico.

    Ao escolher as espécies de plantas, outro fator interessante para explorar em seu jardim é optar por aquelas que possuem outras funções além de serem decorativas. No mercado de jardinagem ou casas de flores, você encontrará diversas espécies aromáticas, frutíferas, e até com propriedades medicinais.

    Reduza ao máximo o gramado

    Caso você disponha de um espaço pequeno ou não tenha tempo para regar constantemente o gramado, busque diminuir ao máximo esse tipo de vegetação. Se possível, dê preferência até a não depender da grama para construir seu jardim vertical.

    Mesmo sendo muito utilizada no paisagismo em projetos de jardinagem, a grama demanda de regas, adubação e cortes constantes para se manter bonita e saudável. Por isso, para poupar uso de recursos naturais, opte por outras alternativas como: caminhos de cascalho, vasos grandes, jardinagem de contêineres ou terraço de vegetais escalonados.

    Incorpore materiais reciclados e reutilizados

    Na escolha dos materiais para a montagem de seu jardim, ao invés de comprar vasos e suportes novos, considere reutilizar estruturas que você já possui na sua casa. Para tanto, use sua criatividade para transformar garrafas e latas em recipientes para flores ou pneus antigos para montar belos canteiros.

    Caso você deseje comprar materiais, pesquise sobre a precedência dos objetos que irá adquirir, pois existem diversas opções no mercado de jardinagem com origem natural. Como exemplo, você pode escolher: vasos de fibra de coco, cercas de fibra natural ou estruturas de plástico 100% reciclável e adeptos à logística reversa.

    Aposte na compostagem para adubar

    De forma a desenvolver uma vegetação saudável e ecologicamente correta, substitua os agrotóxicos e produtos químicos por fertilizantes naturais. Neste caso, a melhor forma de produzi-los é por meio da compostagem de resíduos orgânicos, que iriam para o lixo.

    Para fazer a compostagem, empilhe 3 caixas escuras com folhas secas, galhos pequenos e cerca de 100 minhocas em cada. Faça furos para facilitar a “comunicação” entre elas. Após três meses já será possível utilizar o adubo. Além disso, na última caixa da pilha ficará o resíduo líquido orgânico, que, quando diluído, poderá ser usado para regar suas plantas.

    ■ Dicas de um jardim sustentável

    Muito mais do que decorar e valorizar o espaço de um ambiente, o jardim sustentável tem como principal proposta a contribuição para o meio ambiente e redução do impacto causado pelo homem à natureza.

    Adiante você encontrará mais dicas e informações de como construir um jardim com alto grau de sustentabilidade.

    Design do jardim

    Antes de iniciar a construção do jardim, em primeiro lugar faça um planejamento levando em consideração os seguintes aspectos: espaço onde será realizado o projeto, materiais disponíveis e formas de reaproveitamento e otimização dos recursos naturais, como a água e luz.

    Durante o processo de design do jardim, você pode reciclar potes de plástico, latas e caixas de leite e pallets de madeira. Além disso, sua estrutura pode ser construída próxima de reservatórios de água de chuva e também composteiras caseiras. De forma geral, lembre-se de oferecer um bom ambiente para as plantas e o causar o mínimo impacto ao meio ambiente.

    Composte seus resíduos verdes

    A priori, o resíduo verde se refere aos resíduos orgânicos que se degradam espontaneamente em ambientes naturais e reciclam os nutrientes. Restos dos quais tradicionalmente eles têm como destino lixos ou aterros sanitários. No entanto, devido a sua origem natural, ele pode ser reaproveitado como compostagem de jardins e árvores.

    Para aproveitar os resíduos, os tipos mais recomendados para realizar a compostagem de jardins são: serragem e folhas secas, resíduos frescos como poda de grama e folhas, borra de café e sobras de alimentos. Neste último caso, evite restos de frutas cítricas e dê preferência a talos, cascas de verduras e de ovos.

    Guarde suas sementes

    Aproveite as sementes que foram geradas em seu jardim para utilizá-las futuramente, doar ou trocá-las com algum interessado. Dessa forma, você irá garantir a sobrevivência da espécie cultivada e promover a biodiversidade de forma sustentável.

    De forma a manter a semente bem armazenada para uso posterior, primeiramente faça a seleção e descarte daquelas que estiverem danificadas. Em seguida, deixe elas secarem e escolha um local adequado para guardá-las. Opte por um espaço seco, arejado, escuro e com umidade máxima de 60%.

    As sementes, quando bem armazenadas, podem durar anos guardadas. No entanto, busque utilizá-las em um período de seis meses a até um ano, pois quando mais tempo elas ficam guardadas, mais perdem a força para se desenvolverem.

    Não use herbicidas

    Os herbicidas possuem como origem compostos químicos, dos quais são capazes de controlar o desenvolvimento de pragas, erva daninha e outros tipos de insetos prejudiciais para as plantas. Todavia, ao passo que eles contribuem para o controle da vegetação, também favorecem a poluição do meio ambiente, podem causar irritação e até doenças em seres vivos.

    Como forma de espantar insetos indesejáveis ou pragas em seu jardim sem precisar recorrer ao herbicida, utilize insetos predadores dessas pragas ou então plante vegetações que servem como repelentes naturais, como: alecrim, citronela, crisântemo, arruda, erva-doce, manjericão e hortelã.

    Use insetos que consomem pragas

    Algumas espécies de insetos ajudam no desenvolvimento do jardim e combatem pragas que atacam a vegetação. Como exemplo, temos a abelha que contribui para a polinização de flores, a joaninha que é um predador natural contra pulgões e conconilhas e, também, a crisopa que se alimenta de ácaros e outras pragas pequenas das quais parasitam jardins.

    Como forma a manter os insetos benéficos por perto, considere modelar seu jardim com sombras ou pequenos bosques para abrigar esses pequenos animais. Além disso, no ambiente próximo ao seu jardim, opte por lâmpadas com coloração amarela ou LEDs ao invés das luzes brancas e busque plantar vegetação nativa que atrai esses tipos de espécies.

    Mulching

    O mulching é um termo de origem inglesa da qual faz alusão a uma camada criada sobre o solo, composto por folhas velhas e mortas que caem das plantas locais. Por conta de seu significado, esse método também é popularmente conhecido como cobertura morta ou seca.

    Por meio dessa técnica, o solo da vegetação fica mais bem preservado e úmido. Assim, na jardinagem e agricultura, ele é utilizado para evitar a proliferação de erva daninha e pragas, controlar a umidade e temperatura da terra.

    Caso você deseje aplicar essa técnica em seu jardim, aplique uma cobertura de plástico filme sobre o solo. Além disso, para potencializar os efeitos desse processo, em alguns casos a cor do plástico varia, como: preto é utilizado para equilibrar a temperatura em regiões frias, o preto e prata evita que a vegetação queime e o branco reduz o calor da terra.

    Não use cortador de grama movido à gás

    O cortador de grama é um produto que além de emitir gases prejudiciais ao meio ambiente, gera diversas peças em materiais não biodegradáveis. Por conta disso, evite usar esse tipo de ferramenta para cortar a grama de seu jardim.

    Como alternativa para o cortador de grama à gas, inicialmente, evite ter uma extensa área com grama em seu jardim ou até prefira não plantar um gramado nele. Caso você tenha esse tapete natural, dê preferência para os cortadores manuais ou tesoura específica para grama.

    Plante árvores

    Além de deixar o jardim mais agradável e bonito, as árvores possuem diversos benefícios para a saúde humana e o meio ambiente, por exemplo: protegem contra a radiação solar, amenizam a temperatura, aumentam a umidade e purificam o ar por meio da fotossíntese. Ademais, elas também servem como abrigo para pássaros e pequenos animais.

    Por conta dos diversos benefícios gerados pelas árvores, caso você disponha de espaço no seu jardim, opte por plantá-las. Há diversas opções de espécies que podem ser plantadas dentro de casa, como: acácia, bordo, alfeneiro ou aroeira. Dado a grande variedade, escolha a que melhor se adapta ao seu espaço.

    Conserve recursos hídricos

    A melhor forma de manter seu jardim saudável e com boa aparência é reaproveitar ao máximo os recursos naturais. Por conta disso, desfrute da água da chuva para regar as plantas e a folhagem de seu jardim. Além de otimizar o uso deste recurso, você economizará a água tratada.

    Como forma de armazenar água da chuva para usá-la em dias mais secos e quentes, existe no mercado duas soluções arquitetônicas: espelhos d’água e cisternas, O primeiro caso, é uma forma de construir uma pequena piscina rasa próxima ao seu jardim, já a cisterna se refere a um reservatório que pode ser feito utilizando caixa d’água de polietileno.

    Fertilize com estrume

    Tendo em vista que o esterco possui altas concentrações de nitrogênio, fazer o reaproveitamento dele para o jardim será proveitoso tanto para a nutrição da planta quanto para causar menos impacto do excremento no meio ambiente.

    Com o intuito de utilizar o estrume, é essencial fazer uma boa preparação do esterco antes de colocá-lo direto na terra. Para tanto, se utilizar esterco fresco, deixe ele exposto no ambiente até adquirir uma tonalidade acinzentada ou não emitir odor. Depois de algumas semanas, faça o uso dele misturando uma parte com duas porções de terra e meia porção de areia.

    Use algas marinhas

    Muito mais do que alimento para consumo humano, as algas marinhas também possuem um papel extremamente importante para o meio ambiente. Por meio da fotossíntese, elas realizam uma grande absorção de carbono e emissão de oxigênio, sendo responsáveis por grande parte do O2 produzido na terra.

    Para plantar essas incríveis espécies, reaproveite um recipiente transparente para que elas recebam luz solar, como uma garrafa PET ou vidro. Em seguida, preencha o pote com água, coloque as algas e deixe-as em um local iluminado para elas se desenvolverem.

    Tenha cercas orgânicas

    As cercas são muito utilizadas nos jardins para fazer o contorno e delimitar o espaço de crescimento das plantas. Embora o mercado apresente diversas opções de cercas em materiais como plástico ou madeira em ripas, busque alternativas ecologicamente sustentáveis e saiba a procedência dos produtos.

    Para evitar usar produtos não biodegradáveis e que prejudicam a natureza, na escolha das cercas, dê preferência para as de origem orgânica feitas de fibra natural. Você também pode reaproveitar partes de bambu ou outro tipo de material que tiver disponível.

    Tenha plantas de alta tolerância e que usam pouca água

    Na escolha das plantas, selecione as mais resistentes, com uma maior capacidade de retenção de água e que sejam eficientes como purificadoras de ar. Como exemplo, você pode optar pelas espécies cactáceas, bromélias, lírios, antúrios e violetas. Além delas, também há opções dos tipos perenes com belas folhagens, como a samambaia e espada de são jorge.

    Tendo em vista a grande variedade de espécies, priorize aquelas com uma vegetação natural que resista ao clima e temperatura do local onde ficará o jardim. Ademais, invista em plantas que harmonizem com o seu ambiente e estilo. Dessa forma, você obterá muito mais proveito de sua plantação.

    ■ Comece seu próprio jardim sustentável com as dicas!

    Os jardins deixam qualquer espaço mais alegre e agradável, valorizando diversos ambientes. Porém, diferente do tradicional, o jardim sustentável serve como uma proposta ideal para quem busca cuidar do meio ambiente e reduzir os impactos causados pela poluição e desmatamento.

    Prezando pela natureza, economia dos recursos hídricos e reaproveitamento dos materiais, o jardim sustentável gera diversos benefícios para o ambiente. Por isso, ele é ideal para ser construído em qualquer espaço que você tiver disponível.

    Como vimos, a construção do jardim é feita de forma simples e econômica, uma vez que ele busca reaproveitar ao máximo os recursos já disponíveis. Por isso, aproveite as dicas desse artigo para você mesmo construir um jardim sustentável dentro de casa.

     

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *