A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA E A SAÚDE
Desde que a Terra se formou, a água que torna a vida possível é sempre a mesma, inclusive em quantidade.
A reserva que temos hoje é a que sempre tivemos e que sempre teremos. Isso porque, com a evaporação e as chuvas, a água circula sem parar no planeta e ao redor dele: dos oceanos, da terra para os rios e de volta para os oceanos, num movimento que chamamos de Ciclo da Água na Natureza.
De toda água que existe 97% é salgada e está nos oceanos, 2% está em forma de gelo nas calotas polares, e apenas 1% está disponível para o nosso uso. Só que nem toda água disponível serve para beber. Mesmo com aspecto límpido e transparente, ela pode conter algum tipo de microorganismo prejudicial.
Para ser considerada potável, a água tem que se apresentar em condições próprias para consumo humano, tanto em relação à aparência e odor, quanto às características físicas, químicas e biológicas. A matéria a seguir apresenta o tratamento e produção de água potável para abastecimento público.
CAPTAÇÃO
Por meio de oito grupos de bombas localizadas na estação Elevatória de Água Bruta Rio Grande, a água do manancial é captada e aduzida para a Estação de Tratamento por tubulação subterrânea, 24 horas por dia.
ETAPAS DE TRATAMENTO
1. Desinfeccção – Cloração
Eliminação de microorganismos capazes de causar doenças, através de aplicação do gás Cloro.
2. Coagulação
Processo para remover partículas muito finas e estáveis chamadas coloides. São adicionados à água, produtos químicos denominados coagulantes. Por meio da formação de flocos a remoção é facilitada.
3. Floculação
Após a coagulação, as partículas coloidais estão prontas para serem agrupadas pela força dos floculadores, que equipados com unidades de acionamento para transmitir energia à água, às mantém em agitação relativamente suave, aderindo umas às outras garantindo a eficiência da próxima etapa.
4. Decantação
Após a floculação ficam evidentes os flocos formados pela agregação de impurezas, possibilitando a decantação.
Os flocos ao decantarem, formam uma camada de lodo que é constantemente removida através de pontes removedoras automáticas, que descarregam este lodo em uma caixa sob o decantador.
5. Filtração
É o processo que permite a remoção de impurezas na água que não foram removidas no decantador. Nessa fase, a ETA Rio Grande possui filtros com diferenças na composição do meio filtrante e na lavagem.
Após a saturação do filtro é necessária a lavagem, que é feita com injeção de ar (lavagem pneumática) nas camadas de meio filtrante, injetando-se em seguida, água em contra-corrente até que fique evidente a lavagem do leito filtrante.
6. Correção Final
Desinfecção-Cloração: Protege a água contra possíveis contaminações.
Fluoretação: Tem o objetivo de proporcionar aos dentes, esmalte mais resistente visando a redução de cáries.
Correção do pH: Ajusta o pH para diminuir o ataque da acidez da água nas tubulações dos Sistemas.
7. Produtos Químicos Auxiliares
Polieletrólito: Produto químico para dar carga aos flocos formados.
Carvão ativado: Utilizado para remover substâncias causadoras de gosto e odor na água.
Permanganato de potássio: Utilizado na remoção de metais dissolvidos presentes na água bruta como Ferro e Manganês.
Para pensar…
Um litro de esgoto contamina 80 L de água tratada.
Todo o processo descrito acima é muito trabalhoso, e a água oferecida é potável.
Ser consciente é usar a água com responsabilidade.
A mesma água que sai da torneira e vai para o ralo, gera exatamente a mesma quantidade de esgoto e não retornará mais para uso. Por ser de qualidade, a água tratada não deve ser desperdiçada na lavagem de quintais e calçadas, e sim para o consumo humano.
Vimos acima que a mesma quantidade de água para o consumo humano é a mesma desde que o planeta Terra se formou, e a população vêm aumentando. Isso significa que os reservatórios em certo momento não terão água potável disponível para atender à essa crescente demanda.
Vamos começar nesse momento a usar a água que nos é oferecida, com a consciência de que estaremos economizando para nossos descendentes.
ETA de Rio Grande Estação de Tratamento de Água São Bernardo do Campo – SP
João Bosco Scian
Químico Responsável Técnico
Sabesp ETA Rio Grande
Conteúdo técnico extraído do material impresso da Sabesp e distribuído em visitas técnicas a ETA Rio Grande.
Estou correndo algum risco bebendo água de poço artesiano perfurado a 17 metros abaixo do chão ?