CAMPANHA ECOLÓGICA A SERVIÇO DO GANDARELA
Defenda essa causa você também.
Gandarela precisa do seu apoio!
Crédito:
Por* Thaís Alessandra
A cerca de 40 km de Belo Horizonte MG, mediante a Serra do Curral e a Serra do Caraça, entre os municípios de Santa Barbara, Caeté, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos, a Serra do Gandarela é parte integrante da Reserva da Biosfera do Espinhaço, além de abrigar biomas de Mata Atlântica, vegetação rupestre e cangas vinculadas a jazidas de ferro que compõe o cenário natural disposto em meio à última reserva intacta de Quadrilátero Aquífero/Ferrífero.
Em torno de 60% da região metropolitana de Belo Horizonte depende do abastecimento das águas sobrevindos do manancial (Rio Piracicaba e Doce, Bacias do Rio das Velhas e São Francisco) disposto no Gandarela, mas precisamente da Bacia do Rio das Velhas. Entretanto, o avanço da mineração local, previsto para 17 anos de duração, irá danificar o fornecimento de água nas cidades que abrangem essa região.
No intuito de preservação do Gandarela, militantes como Movimento Águas do Gandarela e seus apoiadores defendem a concepção do Parque Nacional, que está sendo analisado há dois anos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio.
No dia 10 de junho de 2013, no Plenário Helvécio Arantes, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, através da AUDIÊNCIA PÚBLICA “GANDARELA: TURISMO E EMPREENDEDORISMO”, o Movimento Águas do Gandarela apresentou as implicações de estudos técnicos que avaliaram a criação do Parque Nacional, dando ênfase ao ecoturismo, a economia sustentável que irá aproveitar o artesanato local e agricultura orgânica.
Para diminuir as áreas mais devastadas do Gandarela a Floricultura Ikebana Flores está realizando o plantio de mudas endêmicas na região, com a ajuda dos blogueiros e sites que estão semeando a campanha “PLANTE UMA ÁRVORE”.
A Campanha Plante uma Árvore foi criada em novembro de 2012 pela Floricultura Ikebana Flores de Belo Horizonte MG, e desde janeiro de 2013 está sendo promovida pelo Coletivo Cirandar, atuação que tem como meta semear a sustentabilidade na região por meio de ações concretas nas redes sociais, conscientizando a sociedade sobre a exploração indiscriminada que está devastando a Serra do Gandarela e contribuindo de alguma forma para inibir a devastação decorrente do monopólio da extração do minério de ferro, plantando mudas endêmicas na região em nome dos internautas que semeiam a causa em seus blogs/sites.
“Cada post se transforma em uma muda plantada na Serra do Gandarela”.
Para instigar novas ações de plantio, a Ikebana Flores está oferecendo gratuitamente mudas nativas do cerrado: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino, peroba, entre outras. Basta comparecer a flora de segunda a sexta-feira, no horário de 10h00 as 19h00 (Av. Getúlio Vargas, 1697 – Savassi. Belo Horizonte-MG. Telefone: (31) 3227-4802).
Crédito:
Por* Thaís Alessandra
Obrigada pelo apoio a nossa causa!