Campanha Coletivo Cirandar – MG

Campanha Coletivo Cirandar – MG
  • By Elaine Santos
  • 1

  • banner1_M_jpeg (1)

    CAMPANHA ECOLÓGICA A SERVIÇO DO GANDARELA

     

     Defenda essa causa você também.

    Gandarela precisa do seu apoio!

    Crédito:

    Por* Thaís Alessandra

    do Coletivo Cirandar

     

    IMG_2489 (1)

    A cerca de 40 km de Belo Horizonte MG, mediante a Serra do Curral e a Serra do Caraça, entre os municípios de Santa Barbara, Caeté, Barão de Cocais, Rio Acima, Itabirito e Raposos, a Serra do Gandarela é parte integrante da Reserva da Biosfera do Espinhaço, além de abrigar biomas de Mata Atlântica, vegetação rupestre e cangas vinculadas a jazidas de ferro que compõe o cenário natural disposto em meio à última reserva intacta de Quadrilátero Aquífero/Ferrífero.  

    Em torno de 60% da região metropolitana de Belo Horizonte depende do abastecimento das águas sobrevindos do manancial (Rio Piracicaba e Doce, Bacias do Rio das Velhas e São Francisco) disposto no Gandarela, mas precisamente da Bacia do Rio das Velhas. Entretanto, o avanço da mineração local, previsto para 17 anos de duração, irá danificar o fornecimento de água nas cidades que abrangem essa região.  

    No intuito de preservação do Gandarela, militantes como Movimento Águas do Gandarela e seus apoiadores defendem a concepção do Parque Nacional, que está sendo analisado há dois anos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio.

    IMG_2450 (2)No dia 10 de junho de 2013, no Plenário Helvécio Arantes, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, através da AUDIÊNCIA PÚBLICA “GANDARELA: TURISMO E EMPREENDEDORISMO”, o Movimento Águas do Gandarela apresentou as implicações de estudos técnicos que avaliaram a criação do Parque Nacional, dando ênfase ao ecoturismo, a economia sustentável que irá aproveitar o artesanato local e agricultura orgânica.

    Para diminuir as áreas mais devastadas do Gandarela a  Floricultura Ikebana Flores está realizando o plantio de mudas endêmicas na região, com a ajuda dos blogueiros e sites que estão semeando a campanha “PLANTE UMA ÁRVORE”.

    A Campanha Plante uma Árvore foi criada em novembro de 2012 pela Floricultura Ikebana Flores de Belo Horizonte MG, e desde janeiro de 2013 está sendo promovida pelo Coletivo Cirandar, atuação que tem como meta semear a sustentabilidade na região por meio de ações concretas nas redes sociais, conscientizando a sociedade sobre a exploração indiscriminada que está devastando a Serra do Gandarela e contribuindo de alguma forma para inibir a devastação decorrente do monopólio da extração do minério de ferro, plantando mudas endêmicas na região em nome dos internautas que semeiam a causa em seus blogs/sites.

     

    “Cada post se transforma em uma muda plantada na Serra do Gandarela”.

     IMG_2480 (3)

     

    Para instigar novas ações de plantio, a Ikebana Flores está oferecendo gratuitamente mudas nativas do cerrado: ipê amarelo, ipê branco, sucupira, pata de vaca, tamarino, peroba, entre outras. Basta comparecer a flora de segunda a sexta-feira, no horário de 10h00 as 19h00 (Av. Getúlio Vargas, 1697 – Savassi. Belo Horizonte-MG. Telefone: (31) 3227-4802).

     

    Crédito:

    Por* Thaís Alessandra

     do Coletivo Cirandar

    Um comentário

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *