«

»

set 27

Preservação, Conservação, Recuperação e Compensação Ambiental

Preservação – Conservação – Recuperação – Compensação

Embora pareçam semelhantes para muita gente, estes conceitos ambientais são discutidos há muito tempo e formam correntes ideológicas distintas no que diz respeito à relação do Homem com a Natureza.

preservacao-ambiental-copiaPreservação: Defesa de que que as áreas naturais não devem sofrer interferência da ação humana. Proteção da Natureza, independentemente do interesse utilitário e do valor econômico que possa conter.

Corrente Preservacionista – Aborda a proteção da Natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra desse “equilíbrio”. De caráter explicitamente protetor, propõe a criação de santuários, intocáveis, sem sofrer interferências relativas aos avanços do progresso e sua consequente degradação.

conservacaoConservação: Possibilidade de manejo sustentável dos recursos naturais. A participação humana precisa ser de harmonia e sempre com intuito de proteção.

Corrente Conservacionista – Contempla o amor à Natureza, mas aliado ao seu uso racional e manejo criterioso pela nossa espécie, executando um papel de gestor e parte integrante do processo. O pensamento conservacionista caracteriza a maioria dos movimentos ambientalistas, e é alicerce de políticas de desenvolvimento sustentável, que são aquelas que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida hoje, mas que não destrua os recursos necessários às gerações futuras.

recuperacao-de-areas-com-planta-nativasRecuperação: Ações para que uma área degradada seja recuperada, criando um ambiente com características naturais, estruturais e funcionais próximas ao que era originalmente.

Trata-se de fazer com que a área degradada seja recuperada e retorne na forma que estava antes da atividade ser iniciada.

 

 

compensacaoCompensação: Mecanismo financeiro que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimento. É uma espécie de indenização pela degradação, na qual os custos sociais e ambientais identificados no processo de licenciamento são incorporados aos custos globais do empreendedor para sua compensação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>