Preservação, Conservação, Recuperação e Compensação Ambiental

Preservação, Conservação, Recuperação e Compensação Ambiental
  • By Elaine Santos
  • 0

  • Preservação – Conservação – Recuperação – Compensação

    Embora pareçam semelhantes para muita gente, estes conceitos ambientais são discutidos há muito tempo e formam correntes ideológicas distintas no que diz respeito à relação do Homem com a Natureza.

    preservacao-ambiental-copiaPreservação: Defesa de que que as áreas naturais não devem sofrer interferência da ação humana. Proteção da Natureza, independentemente do interesse utilitário e do valor econômico que possa conter.

    Corrente Preservacionista – Aborda a proteção da Natureza independentemente de seu valor econômico e/ou utilitário, apontando o homem como o causador da quebra desse “equilíbrio”. De caráter explicitamente protetor, propõe a criação de santuários, intocáveis, sem sofrer interferências relativas aos avanços do progresso e sua consequente degradação.

    conservacaoConservação: Possibilidade de manejo sustentável dos recursos naturais. A participação humana precisa ser de harmonia e sempre com intuito de proteção.

    Corrente Conservacionista – Contempla o amor à Natureza, mas aliado ao seu uso racional e manejo criterioso pela nossa espécie, executando um papel de gestor e parte integrante do processo. O pensamento conservacionista caracteriza a maioria dos movimentos ambientalistas, e é alicerce de políticas de desenvolvimento sustentável, que são aquelas que buscam um modelo de desenvolvimento que garanta a qualidade de vida hoje, mas que não destrua os recursos necessários às gerações futuras.

    recuperacao-de-areas-com-planta-nativasRecuperação: Ações para que uma área degradada seja recuperada, criando um ambiente com características naturais, estruturais e funcionais próximas ao que era originalmente.

    Trata-se de fazer com que a área degradada seja recuperada e retorne na forma que estava antes da atividade ser iniciada.

     

     

    compensacaoCompensação: Mecanismo financeiro que visa contrabalançar os impactos ambientais previstos ou já ocorridos na implantação de empreendimento. É uma espécie de indenização pela degradação, na qual os custos sociais e ambientais identificados no processo de licenciamento são incorporados aos custos globais do empreendedor para sua compensação.

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *