Pesquisa Socioambiental em São Bernardo do Campo

Pesquisa Socioambiental em São Bernardo do Campo
  • By Elaine Santos
  • 3

  • PESQUISA SOCIOAMBIENTAL EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

    Adalberto Mohai Szabó Júnior*

    Os alunos do curso superior de Gestão Ambiental da Faculdade Anchieta (Anhanguera Educacional) fizeram uma pesquisa socioambiental sob minha orientação em 44 diferentes bairros do município de São Bernardo do Campo com o intuito de descobrir quais são os bairros que possuem a maior e a menor concentração de pessoas conscientizadas sob o ponto de vista ambiental e se existe relação entre o conhecimento e as ações que contribuem efetivamente com o desenvolvimento sustentável.

    Através da pesquisa realizada ficou evidenciado que nem sempre os bairros mais periféricos e menos abastados são os que concentram o menor número de pessoas ambientalmente conscientizadas assim como nem sempre os bairros mais próximos da região central da cidade e mais afortunados concentram o maior número de pessoas com substanciais conhecimentos sobre o meio ambiente do qual fazem parte.

    Ficou claro também que embora muitas pessoas possuam certos conhecimentos que quando corretamente aplicados beneficiam o meio ambiente e a qualidade de vida de todos, nem todas os utilizam da forma como poderiam utilizá-los, pois a maioria das pessoas entrevistadas disse que possui certos conhecimentos, mas que lamentavelmente não encaminha adequadamente os resíduos sólidos que geram.

    Antes de apresentar um resultado parcial acerca da pesquisa que realizamos gostaria de deixar as claras que estes resultados podem não corresponder com a realidade dos bairros pesquisados, pois existe a possibilidade de que nem todas as pessoas entrevistadas tenham respondido as perguntas com sinceridade e seriedade.

    Segundo a pesquisa os bairros pesquisados que possuem a maior concentração de pessoas devidamente conscientizadas e que contribuem efetivamente com o meio ambiente são: Santa Terezinha, Jardim Las Palmas, Vila Marchi, Vila Rosa, Jardim Telma e Jardim Laura.

    Para concluir gostaria de ressaltar que esse tipo de levantamento é muito importante para que consigamos fazer as intervenções necessárias junto aos bairros que mais carecem, melhorando assim, a performance ambiental do município como um todo.

    _______________________________________________________________________

    * Professor Universitário, Palestrante Internacional, Escritor e Consultor de Empresas de diferentes Segmentos e Portes.

    ANEXO

    QUESTÕES QUE FORAM FEITAS AOS ENTREVISTADOS

     

    01) Você considera os programas de educação ambiental importantes para o desenvolvimento sustentável?

    02) Você se considera ambientalmente conscientizado?

    03) Você separa os resíduos gerados em sua residência e os destina corretamente?

    04) Você faz uso consciente da água e da energia elétrica em sua casa?

    3 Comentários

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *