Irrigador Solar com garrafas plásticas – EMBRAPA

Irrigador Solar com garrafas plásticas – EMBRAPA
  • By Elaine Santos
  • 2

  • PESQUISADOR DA EMBRAPA DESENVOLVE IRRIGADOR SOLAR COM GARRAFAS PLÁSTICAS.

    Irrigador de PET

    Intenção do pesquisador foi desenvolver um irrigador com baixo custo de produção. Foto: Luiza Stalder

    Com a utilização de materiais recicláveis, como garrafas plásticas, e sem a necessidade de energia elétrica, uma alternativa econômica de irrigação foi desenvolvida pela Embrapa Instrumentação. A inovação, que funciona à base de energia solar e pode ser útil para pequenos produtores e jardineiros, surgiu de uma forma curiosa, conforme explica o pesquisador Washington Luiz de Barros Melo:

    “Eu sempre achei que a água iria ser um produto mais caro no século 21. Já nos anos 90 eu dizia isso. Por causa da degradação da água ao longo do tempo em função da poluição e outras coisas. Então a água para uso do ser humano ficaria cada vez mais cara e eu achava que a água deveria ser melhor utilizada. Eu tinha a intenção de fazer algo simples que fosse útil para as pessoas montarem com facilidade a partir de materiais recicláveis. Garrafa PET é um produto que se joga fora, resto de fio elétrico e assim por diante”.  

    O equipamento é baseado em um princípio simples da termodinâmica: o ar se expande quando aquecido. Neste caso, o ar é utilizado como uma bomba que pressiona a água para a irrigação. Uma garrafa de material rígido pintada de preto é emborcada sobre outra garrafa que contém água. Quando o sol incide sobre a garrafa escura, o calor aquece o ar em seu interior que, ao se expandir, empurra a água do recipiente de baixo e a expulsa por uma mangueira fina para gotejar na plantação. A simplicidade é uma das vantagens da invenção:

    “Eu não queria algo que encarecesse. Queria que fosse feito dentro de casa. Uma pessoa que juntasse as tampas garrafas, as garrafas, um tubinho plástico, ou então o plástico do isolamento do fio elétrico e cola para juntar todas as coisas. Não queria complicar nada que fizesse com que a pessoa precisasse de um serviço de terceiro, de tornearia, fazer peça… o que mais caro fica é comprar um tubo de cola”.

    Além de utilizar a energia solar e materiais simples e de baixo custo, a invenção ajuda a reduzir os desperdícios com recursos hídricos pois utiliza o método de irrigação por gotejamento. Informações, passo-a-passo sobre a montagem do irrigador, estão disponíveis no site da Embrapa: https://goo.gl/qHL1Xm

    2 Comentários

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *