Projeto Caminhos Coletivos na Cooperativa Reluz

Projeto Caminhos Coletivos na Cooperativa Reluz
  • By Elaine Santos
  • 0

  • Projeto Caminhos Coletivos

    Patrocinado pela BASF e realizado pela Ecolmeia na Cooperativa de Reciclagem Reluz em São Bernardo do Campo (SP).

     

    Educomunicação (elaboração de jornal), bate-papo sobre a Cooperativa e o trabalho, além de coleta de falas dos (as) Catadores (as).

    Descrição-resumo da oficina. Essa foi nossa última oficina de Educação Socioambiental do projeto e para tal, finalizamos com o tema ‘ferramenta Educomunicação’, em que a divulgação popular elaborada e realizada de modo participativo é um meio de comunicar locais e ações.

    Educadora Ambiental Carolina Estéfano

    Trabalhamos um jornal comunitário, com uma notícia principal sobre a Cooperativa Reluz/ reciclagem e personagens urbanos (Catadores (as)) contando suas histórias de vida. Separamos em 2 grupos e cada grupo elaborou o seu jornal, lendo para todos e assim, fomos comentando.

    São momentos de criatividade, convivência e maior entrosamento. Sendo o último dia de oficinas, abrimos para um bate-papo livre sobre a Cooperativa, o trabalho deles, expectativas presentes e futuras, bem como gravamos depoimentos individuais, partindo das seguintes diretrizes: Nome, ‘Eu agradeço….’, cite ’ palavra que expresse o que você sente no momento e em que o projeto mudou sua vida. Dessa forma, trabalhamos a gratidão, o afeto e tivemos um feedback por parte dos Catadores (as).

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Foi um momento de surpresas, em que um Catador mais quieto, expressou-se muito bem e falou bastante, e em que uma Catadora abriu seu coração e nos emocionou! Todos relataram que novos conhecimentos, mais convivência e todas as atividades desenvolvidas trouxeram alegria, mais ‘cor’ às suas vidas!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    “(…) Valeu a pena? Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena.” (Fernando Pessoa)

     

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *