«

»

ago 27

Projeto Caminhos Coletivos na Cooperativa Reluz

Projeto Caminhos Coletivos

Patrocinado pela BASF e realizado pela Ecolmeia na Cooperativa de Reciclagem Reluz em São Bernardo do Campo (SP).

 

Educomunicação (elaboração de jornal), bate-papo sobre a Cooperativa e o trabalho, além de coleta de falas dos (as) Catadores (as).

Descrição-resumo da oficina. Essa foi nossa última oficina de Educação Socioambiental do projeto e para tal, finalizamos com o tema ‘ferramenta Educomunicação’, em que a divulgação popular elaborada e realizada de modo participativo é um meio de comunicar locais e ações.

Educadora Ambiental Carolina Estéfano

Trabalhamos um jornal comunitário, com uma notícia principal sobre a Cooperativa Reluz/ reciclagem e personagens urbanos (Catadores (as)) contando suas histórias de vida. Separamos em 2 grupos e cada grupo elaborou o seu jornal, lendo para todos e assim, fomos comentando.

São momentos de criatividade, convivência e maior entrosamento. Sendo o último dia de oficinas, abrimos para um bate-papo livre sobre a Cooperativa, o trabalho deles, expectativas presentes e futuras, bem como gravamos depoimentos individuais, partindo das seguintes diretrizes: Nome, ‘Eu agradeço….’, cite ’ palavra que expresse o que você sente no momento e em que o projeto mudou sua vida. Dessa forma, trabalhamos a gratidão, o afeto e tivemos um feedback por parte dos Catadores (as).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi um momento de surpresas, em que um Catador mais quieto, expressou-se muito bem e falou bastante, e em que uma Catadora abriu seu coração e nos emocionou! Todos relataram que novos conhecimentos, mais convivência e todas as atividades desenvolvidas trouxeram alegria, mais ‘cor’ às suas vidas!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“(…) Valeu a pena? Tudo vale a pena. Se a alma não é pequena.” (Fernando Pessoa)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>