«

»

jun 02

Plano de Palestra Socioambiental Empresarial

OSCIP Ecolmeia

Missão: Ser um programa socioambiental que desmistifique a Natureza e leve educação ao indivíduo.

Visão: Ser reconhecida como uma OSCIP – Organização Social de Interesse Público, que desenvolve e dissemina projetos com responsabilidade socioambiental junto à Sociedade.

Valores: Valorização humana; Respeito ao Meio Ambiente; Transformação pela Educação Ambiental; Proteção Ambiental; Ética e transparência; Inovação Ambiental.

Conteúdo da Palestra

  1. Resíduos Sólidos: legislação específica (leis, políticas públicas).

  2. Cadeia – produção, descarte e destinação.

  3. Melhorias internas nos processos e redução de custos – Produção mais Limpa.

  4. Educação Socioambiental: 5 R’s, melhorias internas cotidianas, impactos socioambientais, saúde humana e ambiental, estratégias participativas para enfrentamento das problemáticas que envolvem resíduos sólidos.

Justificativa

A Palestra Socioambiental como ferramenta para multiplicar o conhecimento, e motivar colaboradores para a participação organizada e ação coletiva, em melhorias no momento da implantação do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na empresa.

Objetivo

Preparar a empresa para a implantação da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos pelo desenvolvimento e aplicação de instrumentos e metodologias participativas, personalizados de acordo com as necessidades da empresa, de apoio à Gestão Ambiental com o intuito de a participação organizada das pessoas e ação coletiva em melhorias, visando o empoderamento, ou seja, transformar pessoas em cidadãos que sabem e agem de acordo com seus direitos e deveres, além de fomentar a aprendizagem e a leitura do território por meio da percepção para transformações efetivas dos ambientes que resulte em processos melhorados, com redução de desperdício, economia de matéria-prima e recursos ambientais, reaproveitamento de material e finalmente a correta destinação dos materiais descartados, em atendimento à Legislação Ambiental vigente.

Escopo

A Palestra Socioambiental disseminará conhecimento e diretrizes para o aperfeiçoamento do trabalho coletivo.

Premissas

Considera-se que a Organização se comprometa pela iniciativa de promover o envolvimento dos colaboradores, para uma gestão socioambiental participativa.

Observações

Benefícios Fiscais: Emissão de recibo com valor contábil podendo ser deduzido do IR a ser pago conforme a Lei nº 9.532/97 e Lei nº 9.249/95, que permite a dedução no Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas até o limite de 2% sobre o lucro operacional das doações efetuadas a entidades civis, consideradas de Utilidade Pública, passa a abranger também as entidades qualificadas como OSCIP, de acordo com a Medida Provisória nº 2113-32 de 21 de junho de 2001, artigos 59 e 60.

Contato

Carolinap


Proponente: Carolina Estéfano

Educadora Ambiental – Ecolmeia

Bióloga – CRBio: 64179/01-D                           

carolina.estefano@ecolmeia.org.br

11 97287-6381

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>