Chuveiro a Luz Solar

Chuveiro a Luz Solar
  • By Elaine Santos
  • 9

  • Preservação – Faça o próprio chuveiro a luz solar

    O aquecedor solar está perdendo a fama de cara e, para muitos, inacessível. Um aquecedor para chuveiros já pode ser feito pelos próprios moradores da casa, com materiais simples e baixo custo. A organização não-governamental Sociedade Amigos do Sol dá os caminhos para quem queira economizar dinheiro com energia elétrica e ainda contribuir com o meio ambiente, evitando a emissão de gases-estufa, que causam o aquecimento global.

    O aquecedor solar de baixo custo é resultado de dez anos de pesquisa e sai pelo equivalente a 10% de um aquecedor tradicional, afirma Augustin Woelz, responsável pela pesquisa e o desenvolvimento do aparelho. “Com o auxílio do manual disponível para download no site da Sociedade Amigos do Sol, escrito em quatro idiomas, qualquer pessoa pode montá-lo.”

    Itens como coletor, caixa d’água, tubulações e dimmer (que controla a temperatura da água) podem ser adquiridos em locais indicados no site e têm custo final em torno de R$ 320. Com capacidade de aquecimento de 200 litros de água, o aparelho atende ao banho quente para uma família de quatro a seis pessoas e sua manutenção é feita a cada 10 a 15 anos, com troca da placa que absorve a luz solar.

    “É tudo muito simples. Com as peças em mãos basta colocar a placa no telhado e interligá-la aos canos d’água. Apesar de lidar com o aquecimento de água, a tecnologia aplicada é de água fria. Todo o material utilizado é feito de plástico PVC”, conta Woelz. A ONG oferece todo o apoio técnico gratuitamente. Como o aquecimento é diário e o aparelho depende de claridade e sol para esquentar a água, em dias nublados o chuveiro elétrico pode ser utilizado, já que a água não ficará tão quente.

    Woelz afirma que é possível economizar de 70% a 80% do valor gasto com o chuveiro elétrico. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, uma residência consome cerca de 175 KWh e o chuveiro elétrico representa 30% da conta. E o sistema ainda deixa de lançar 31,5 quilos de dióxido de carbono (CO2) ou o equivalente em outros gases todo mês

    Fonte: Terra:  DiárioNet

    9 Comentários

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *