«

»

mar 21

Catador: agente transformador

Ecolmeia & Editora Globo Projeto Generosidade

http://www.projetogenerosidade.com.br/2014/03/20/catador-agente-transformador/

Catador: agente transformador

Grupo concede melhores condições para o trabalho em cooperativas

e valoriza os envolvidos na coleta seletiva.

DSC_5240

                       (Foto: Tadeu Pereira)

O Ecolmeia, com sede localizada em São Bernardo do Campo, trata-se de um grupo que se dedica voluntariamente pela valorização humana, prestação de solidariedade e preservação ambiental. A ideia é propagar esses valores com ações voltadas para a Educação Ambiental. Elaine Santos, idealizadora e gestora da iniciativa, conta com mais 22 voluntários prontos para disseminar essa informação necessária.

Dentro das ações realizadas pelo grupo, está o Programa ECO RECICLA, uma parceria com o Poder Público e Cooperativas para preparar um plano de capacitação aos catadores de lixo e, principalmente, valorizar o trabalhador como um agente transformador ambiental e colaborar com a coleta seletiva. Ele ocorre entre cooperativas da região do Grande ABC, em São Paulo.

A execução do programa está associada à necessidade da sociedade pela prestação de serviços dos catadores, e estes, de mecanismos e melhores ferramentas que os auxiliem no melhor desempenho de suas atividades, resultando em melhor qualidade de vida. “Esse catador precisa ser reconhecido. Então, damos o uniforme, aulas de capacitação, além de uma renda para incentivá-lo”, diz Elaine.

O ECO RECLICA conta com informações completas sobre o que é importante para que o capacitado seja consciente no seu trabalho. As aulas vão desde uma apresentação para que ele se envolva na causa, até os cuidados para manutenção e limpeza do carrinho elétrico, ferramenta desenvolvida para facilitar o trabalho.

Além disso, com o decorrer dos anos, o grupo criou o Selo Verde Ecolmeia, que certifica organizações que desenvolvem atividades focadas na valorização humana e na sustentabilidade ambiental. Empresas como a D1000, Refresh Brazil e o 5º BPM/M SP possuem o certificado.
No site da instituição, é possível acompanhar dicas para colaborar com a sociedade e o meio ambiente por meio de reciclagem e cuidados diários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>